Portal que ajuda no processo de decisão de compra

Portal que ajuda no processo de decisão de compra

decisão de compra

Antes de adquirir um produto ou um serviço, os consumidores passam por algumas etapas até finalmente tomarem a decisão final, o que é chamado de processo de decisão de compra. Durante esse processo, os consumidores procuram informações, analisam benefícios e custos e decidem como e onde fazer a compra.

Para ajudar o consumidor, há sites como o Como Escolher que ajudam no processo e na decisão de compra. O site apresenta informações, análises e reviews dos mais diversos produtos e serviços que ajudam o consumidor a entender qual produto atenderá às suas necessidades.

Processo de decisão de compra

O modelo de processo de decisão de compra representa as fases pelas quais o consumidor atravessa antes, durante e depois de alguma compra.

Os clientes ou consumidores passam por cinco etapas no processo de decisão de compra:

  • Reconhecimento da necessidade

A partir do momento que o comprador tem uma necessidade ou um desejo e reconhece um problema começa o processo de decisão.

A necessidade é algo indispensável para o ser humano, como habitação, alimentação, vestuário, educação, transporte, ou seja, necessidades básicas.

O desejo é uma vontade de ter ou fazer algo que pode mudar ao longo do tempo, como fazer uma viagem tão sonhada, comprar o carro do ano ou um smartphone de última geração.

  • Busca de informações

Quando o consumidor está realmente interessado em adquirir algo, ele costuma passar por duas fases durante a procura por mais informações sobre o produto/serviço: interna (memória) e externa (família, amigos, propaganda, internet, redes sociais, etc).

O site Como Escolher entra na fase externa, ajudando o consumidor a tirar dúvidas sobre os produtos desejados e influencia na avaliação de alternativas.

  • Avaliação de alternativas

Nessa etapa, o consumidor compara as informações técnicas e descrições do produto de várias marcas diferentes e faz um julgamento final.

  • Decisão de compra

O consumidor toma a decisão – por impulso ou de forma planejada – e realiza a compra.

  • Avaliação pós-compra

O consumidor utiliza o produto comprado e o conhece melhor. A partir de então, ele decidirá se a experiência foi positiva ou negativa. Se foi positiva, as chances do consumidor comprar um produto semelhante ou da mesma empresa  de novo são grandes. Se foi o contrário, o consumidor ficará insatisfeito e poderá, inclusive, solicitar a troca ou devolução (no prazo de até sete corridos após o recebimento do produto, no caso de compras online ou pelo telefone).

Papéis que os consumidores assumem em um processo de decisão de compra

Iniciador: a pessoa que dá uma sugestão de compra e junta informações que irão ajudar na decisão.

Influenciador: a pessoa que exerce influência sobre a decisão de compra.

Decisor: a pessoa que decide se, o que, onde e como o produto ou serviço deve ser comprado.

Comprador: a pessoa que compra.

Usuário: a pessoa que usa ou consumo o serviço ou produto.

Como você já sabe como o Como Escolher ajuda no processo de decisão de compra, compartilhe o conteúdo com seus amigos nas redes sociais para também ajudá-los nesse processo!

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